quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Rolos de Lombarda

Hoje a sugestão saudável é: Rolos de Lombarda com...Legumes.  

Para variar um pouco da tradicional salsicha fresca, resolvi colocar Beringela, Pimento e Courgete assados dentro das folhas de couve. O sabor destes legumes assados em azeite e alecrim combina muito bem com a Lombarda. Usei o cravo-da-índia, mas é claro que é opcional. Podem acompanhar com arroz , porque este prato tem muito molho.

Ingredientes:

1 couve lombarda pequena (usamos apenas 6 folhas)
1 pimento vermelho
1 courgete
1 beringela
1 tomate grande cortado em cubos pequenos
1 embalagem pequena de polpa de tomate
1 cebola média picada
Azeite
Sal (muito pouco, e optei por flor de sal)
4 cabeças de cravo-da-índia
2 ramos de Tomilho
Alecrim q.b.
Palitos de madeira para segurar as folhas

Comece por eliminar as folhas mais rijas da couve. Escolha as mais bonitas, coloque-as num recipiente e deite água a ferver para escaldar as folhas. Desta forma ficam menos rijas.

Escorra a água e deixe arrefecer. De seguida com a ajuda de uma faca, corte o talo em forma de triângulo. Reserve as folhas.













Prepare o pimento, a beringela e a courgete. O pimento é cortado em rectângulos, a courgete em rodelas e a beringela em tiras de espessura média e no sentido do comprimento. Num tabuleiro, espalhe estes vegetais e adicione, azeite, sal e alecrim. Vai ao forno a 180º até os vegetais ganharem cor.



Ao mesmo tempo, prepare um refogado (usei apenas 2 colheres de sopa de azeite), com a cebola picada, o tomate aos cubos e um pouco de sal. Quando a cebola ficar transparente adicione a polpa de tomate. Adicione um pouco de água, deixe ferver 1 minuto, baixe o lume e tape. 

Quando os vegetais estiverem com a cor que desejar (eu gosto do pimento um bocado escuro), retire do forno e deixe arrefecer.

Agora que já tem, as folhas de couve, os legumes assados e o refogado iniciado, pode então montar cada uma das folhas. Disponha uma folha de couve, depois coloque a uma tira de beringela, 3 tiras de pimento e 3 tiras de courgete. Enrole, pondo as pontas da couve para dentro, prenda com um palito.



No tacho do refogado, adicione os Rolos da Lombarda recheados e enrolados. Adicione o cravo-de-cabecinha, e 2 ramos de Tomilho e acrescente água até quase cobrir os rolos. Deixe levantar fervura. Baixe para lume médio. Tape e termine em 15 a 20 minutos. Rectifique os temperos se necessário.

É uma opção diferente da Salsicha com Couve Lombarda. Como é um prato com muito molho, servi com arroz. Também fica bem com Puré de Batata.

Bom Apetite :)




1 comentário: