segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ostras à Algarvia com Papas de Milho



Esta receita foi criada em 2014, aquando do Concurso "A Guerra dos Pratos". Lembrei-me das Papas de Milho que a minha Avó Regina costumava fazer, e resolvi juntar as ostras à Algarvia* para dar um certo ar. 

Ingredientes

Para as Ostras à Algarvia:

24 Ostras de tamanho Médio
80 gr Pão Ralado q.b.
150 ml Vinho Branco (bom)
100 gr Manteiga
1 Ramo Salsa picada finamente

Para as Papas de Milho:

300 gr de Farinha (para Xarém)

200 gr de Toucinho aos cubos (com bastante carne)
3 Lt Água (a proporção é 1 lt para cada 100 gr de farinha)
Azeite q.b.

1. Comece por confeccionar as Ostras, lavando-as muito bem e de preferência com uma escova. Leve as ostras ao forno num tabuleiro, somente para as deixar abrir. Não deite fora as cascas porque vai precisar delas.

2. Retire o miolo das Ostras.Escorra e filtre a água que saiu das ostras e junte o vinho Branco. Leve ao lume somente para apurar. Tempere com sal e pimenta. Misture este preparado com o miolo das ostras o pão ralado, salsa picada e a manteiga. Prove e rectifique os temperos. 

3. Pegue nas cascas das ostras, certifique-se que estão bem lavadas e recheie cada uma. Leve ao Forno. Nesta altura pode começar a fazer a papa de milho.

4. Num tacho com fundo espesso, frite o toucinho em Azeite. Reserve a gordura. Retire o toucinho e coloque no mesmo tacho metade da quantidade da água e junte agora a gordura da fritura do toucinho.
Quando levantar fervura, adicione a farinha aos poucos. Vá sempre mexendo e juntando o resto da água. Quando começa a borbulhar ( fica com aspecto que a minha Avó chamava de "Barriga de Velha") estará pronta. Cerca de 30 a 40 minutos. Ao mesmo tempo certifique-se que as Ostras estão douradas.

5. Emprate as Papas de Milho e coloque as Ostras por cima da forma que mais gostar. Pode colocar limão em quartos à parte.

Bom Apetite

* A receita original das Ostras à Algarvia, pode ser consultada no livro "Cozinha Tradicional do Algarve" de Conceição Amador.





Sem comentários:

Enviar um comentário